Mais posts legais para você ver
Arquivos
Please reload

Tiradores de Coco

November 2, 2016

escrito por

 

Já conhece o litoral norte de Alagoas? Com certeza você ficou impressionado com as belas praias de águas mornas e claras da região. E os coqueiros enormes? Eles também não passaram despercebidos, não é!?

 

Nas primeiras viagens que fiz para Porto de Pedras, conheci alguns tiradores de coco que me contavam histórias sobre seu trabalho na colheita do coco, que subiam em 70, 80 ou mais coqueiros em apenas uma manhã e tudo mais.

Todas essas conversas me fizeram imaginar que eles queriam me impressionar, coisa para deixar turista espantado, sabe? Para mim, para subir em um coqueiro, da altura dos que há na região (os coqueiros do tipo gigante podem chegar a 25 metros de altura), não seria tarefa fácil, além do mais, não era época de colheita, então ninguém podia me provar.

Os dias passaram, voltei para São Paulo com todas histórias na cabeça.

Alguns meses depois retornei para Porto de Pedras e, desta vez eu estava preparado e determinado para tirar a limpo toda aquela conversa.

Então, por volta das 5:30, cortando o silêncio da manhã, os primeiros gritos começaram, seguidos de estrondos que marcavam a queda dos cocos ao chão.

Os gritos não eram aos ventos, um rapaz marcava atenciosamente em seu caderno, sem nem mesmo olhar para identificar, o nome da pessoa que acabará de gritar. Esta ação somava um coqueiro a contagem daquele tirador, um dos doze tiradores que estavam gritando e que permaneciam invisíveis no topo dos coqueiros.

Marcar com exatidão é uma tarefa importante porque o pagamento dos tiradores é feito de acordo com o número de coqueiros marcados no caderno.

Após hectares de coqueiros, já por volta das 10:30 da manhã, o expediente daquele dia se encerrava, e junto minha intrigante curiosidade em saber o número de coqueiros escalados.

98 foi o número. Incrivelmente 98 coqueiros escalados diante dos meus olhos naquela manhã que teve uma chuva rápida, muito sol e calor.

 

E assim como eu no começo, tenho certeza que você não acreditou nesta história.

Foi por isso que fiz a série Tiradores de Coco. Esta impressionante série fará você acreditar em toda essa história que acabei de te contar.

 

 

Compartilhar
Curtir
Please reload

O que você achou deste post?

Please reload

Bruno Romulo - Todos os direitos reservados 

E-mail: me@brunoromulo.com / Fone: (11) 95862-9374 / São Paulo